Responsive Ad Slot

Ultimas Noticias

latest

Afinal de Contas Quem é o Empresario e Milionario Momade Bachir?

quarta-feira, 1 de março de 2017

/ by Francisco Vasco

Nascido em Nampula a 8 de Abril de 1958, perdeu o pai aos 7 anos de idade, tendo desde essa data começado a dedicar-se a venda de doces junto às escolas. Aos 14 anos de idade comprou o seu primeiro estabelecimento comercial e aos 16 anos o seu primeiro carro. Passado alguns anos comprou o Hotel Nacala tendo sido a sua ponte de lançamento. Em finais dos anos 80 mudou-se para Maputo tendo adquirido o Mundo Infantil, hoje parte da sua Kayum Ferragem, donde começou a importar do Médio Oriente e da Ásia.
A falta de produtos que se registava foi a sua ponte de lançamento, tendo construído rapidamente um império que hoje toma as suas iniciais e é o maior Grupo Comercial de Moçambique, com interesse em várias áreas desde construção, ferragens e materiais eléctricos e de construção, electrónica, celulares, têxteis, roupa, calçado e produtos alimentares.
Em Maio de 2007 inaugura o Maputo Shopping Centre, considerado na altura o maior centro comercial de Moçambique.
É nomeado Presidente da Comunidade Mahometana em 2008.
Em junho de 2010 o empresário foi acusado pelo Governo dos Estados Unidos como “Barão de Droga Estrangeiro” e passou a integrar uma lista de 1.870 indivíduos de todo o mundo com esta classificação. As empresas vinculadas Grupo MBS Limitada, a Kayum Centre e o Maputo Shopping Centre foram designadas como "Traficantes de Narcóticos Especialmente Designados". Como consequência imediata, houve congelamento dos seus bens fantasma nos Estados Unidos e a proibição de negócios e/ou transacções financeiras com cidadãos americanos.Momade Bachir Sulemane nega as acusações.
Em 12 de Novembro de 2014 foi raptado por homens armados em Maputo.
Em 20 de Dezembro de 2014 foi resgatado dos malfeitores pela policia Mocambicana(PRM), numa operação desencadeada na vila da Macia, distrito do Bilene, na província meridional de Gaza, e deteve parte dos indivíduos envolvidos no crime.

Quem é MBS?
Nascido a 28 de Abril de 1958 em Nampula, Momad Bachir Sulemane orgulha-se de ser “empresário de sucesso fruto do meu trabalho desde os nove anos de idade”. Terá começado nessa tenra idade a sua actividade comercial numa banca, no Mercado Central de Nampula, evoluindo até emergir nos anos ´90 como um dos “reis das capulanas” e da venda de electrodomésticos e utensílios de instalação eléctrica.

uando, na Avenida Karl Marx, em frente ao encerrado Cemitério São Francisco Xavier de Assis estabeleceu o seu quartel- -general, começou a expandir o seu negócio, adquirindo lojas em quase todos os bairros e zonas da cidade, instalando as da Kayum Electrónica, Armazéns Valy e, sobretudo, Zeinab Têxteis, ao mesmo tempo que “engolia” famílias-empresa até então poderosas como o Grupo Golam – que praticamente desapareceu.
A expansão do seu negócio foi sendo acompanhada por uma exposição mediática cada vez mais imponente, quando em jantares/ leilões de angariação de fundos para campanhas do seu partido pagou um bilião de meticais da antiga família do metical (actualmente um milhão) para comprar a caneta do candidato Guebuza, uma vez, e depois o cachimbo do escolhido pela Frelimo para suceder Joaquim Chissano – para cujas campanhas também havia sido benemérito. Das duas vezes, após arrematar a caneta e o cachimbo acabava por generosamente oferecê-los de volta ao seu dono, sempre através da esposa do candidato, Maria da Luz Guebuza.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
©
© 2018 - MZ NOTICIAS. All Rights Reserved.