Responsive Ad Slot

Ultimas Noticias

latest

[Armando Emílio Guebuza] o Homem Mais Rico de Mocambique 2016

sexta-feira, 17 de junho de 2016

/ by Francisco Vasco


Você conhece quem é o homem mais rico de Moçambique? Com certeza essa é uma pergunta que um dia você já fez a si mesmo. Então vamos la! O homem mais rico de Moçambique é nada mais nada menos que Armando Emilio Guebuza. A seguir acompanhe a sua trajectória.

Armando Guebuza, nasceu a 20 de Janeiro de 1943, em Murrupula, província de Nampula, onde o seu pai, Miguel Guebuza, era enfermeiro e a sua mãe, Marta Bocota Guebuza era doméstica
Iniciou os seus estudos em Xipamanine, no Centro Associativo dos Negros da Colônia de Moçambique, em 1949. Enquanto estudante do ensino secundário, filiou-se ao Núcleo dos Estudantes Secundários Africanos (NESAM), uma organização cívica fundada por Eduardo Mondlane em 1949. Em 1963, Guebuza foi eleito presidente do NESAM, cargo anteriormente exercido por Joaquim Chissano. Tem o sétimo ano dos liceus.

Em 1965 juntou-se a Frelimo em Dar-es-Salaam depois de ter passado durante cinco meses detido pela PIDE. Em 1966 foi nomeado secretário particular de Mondlane, em substituição de Joaquim Chissano que deslocara-se a uma formação na extinta União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS). Nessa altura Guebuza era professor no Instituto Moçambicano, na Tanzânia.

Após o golpe de estado em Portugal, em 25 de Abril de 1974, em Setembro desse ano, com a assinatura dos Acordos de Lusaka, entre a Frelimo e as autoridades portuguesas, no dia 20 Guebuza foi nomeado Ministro da Administração Interna do governo de transição, que tinha por missão preparar Moçambique para a proclamação da independência nacional. Proclamada a independência em 25 de Junho de 1975, tornou-se no primeiro titular da pasta do interior. Em 1978 foi nomeado Vice Ministro da Defesa e substituto legal do governador de Cabo Delgado. Em 1981 foi nomeado governador de Sofala e em 1983 voltou a ser nomeado Ministro do Interior. Em 1986 assumiu, após a morte de Samora Machel o cargo de Ministro dos Transportes e Comunicações.

Em 1990 Joaquim Chissano nomeou-o chefe da delegação moçambicana ás conversações de Roma. Foi, após as primeiras eleições multipartidárias de 1994, chefe de bancada da Frelimo na AR. No 8º congresso da Frelimo foi eleito SG da Frelimo e nessa qualidade foi eleito candidatado presidenciais as eleições de 2004 onde foi eleito PR. Armando Emilio Guebuza é casado, tem 4 filhos.
Sua fortuna e acumulada e empresas e acções. Veja a seguir a lista das empresas:

Focus 21, Gestão e Desenvolvimento, Limitada
Intelec Holdings, Limitada
Vodacom Moçambique
New Express Lda
TATA Moçambique, Lda
MOVA – Montagem de Veículos Automóveis, SARL
Venturin, Limitada
Maluandle, Limitada
INSPETEC – Sociedade da Inspecção de Engenhos Motorizados, Limitada
Aguia – Empreendimentos e Participações, Limitada
Mavimbi, Lda
Electrotec, Limitada
Nova Tribuna, Limitada
Visaqua – Gestão de Infra- Estruturas e Serviços Ambientais, S.A
Intelvisa, Gestão de Participações, SA
Selfenergy Moçambique, S.A
S.P.S. Moçambique, Limitada
Davis Langdon Moçambique – Sociedade Unipessoal, Limitada
Águia – Empreendimentos e Participações, Limitada
Mavimbe, Limitada
INTELEC, LDA – Indústria de Material Eléctrico, Limitada
M.I. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPACOES FINANCEIRAS, LIMITADA
Nectar Mozambique, Limitada
Electrotec engenharia, S.A.
Gigawatt Moçambique, S.A
Pedras de Moçambique, Limitada
F.R.M. Investimentos, Limitada
Intelec Power Ressano Garcia
Nectar Coal Handling
Editores e Livreiros, Limitada
( Hide )
  1. Bom dia mundo inteiro,a quem possa me ajudar por favor trabalhei numa empresa na africa do sul durante oito (8)anos contribuindo seguros,num certo dia a gerencia falou me que não serã capazes de trabalhar mais comigo por que eu não posuia o tax number,fiquei entorogado por que eles é haviam me ligado ao telefone de Moz. Para ir trabalhar com eles por apreciarem o meu talento ,precizo da minha endiminização eles dizem k ñ podem me dar por que ñ tenho o tax number,ja xtou desesperado estou sem emprego nem o meu dinheiro da contribuição tenho de volta,ajudem me nesse caso por favor,meus filho correm risco de ñ estudarem no proximo ano oor falta de dinheiro

    ResponderExcluir

Don't Miss
©
© 2018 - MZ NOTICIAS. All Rights Reserved.