Responsive Ad Slot

Ultimas Noticias

latest

FMI cancela missão a Moçambique por causa de revelações no âmbito do caso Ematum

sábado, 16 de abril de 2016

/ by Redaçao


O Fundo Monetário Internacional cancelou uma missão prevista para a próxima semana a Moçambique devido às revelações de empréstimos alegadamente escondidos no âmbito do caso Ematum", anunciou a directora do Departamento Africano, Antoinette Sayeh.
MAPUTO - "O empréstimo em causa ascende a mais de mil milhões de dólares (884 milhões de euros) e altera consideravelmente a nossa avaliação das perspectivas económicas de Moçambique", disse ontem Sayeh na sede do FMI, em Washington.

Em conferência de imprensa sobre a situação económica da África Subsaariana, Sayeh dedicou uma boa parte a fazer considerações sobre os novos desenvolvimentos ligados a Moçambique e à revelação de um segundo empréstimo na recompra de títulos de dívida da Ematum, que não haviam sido comunicados ao Fundo.

Em razão desta omissão, o FMI decidiu cancelar a missão que estava programada para se iniciar na próxima semana em Maputo, ao abrigo do Instrumento de Apoio à Política Económica e Facilidade de Crédito Stand-by, "até que todos os factos sejam amplamente divulgados e analisados", disse Sayeh.

"Em resultado das notícias recentes veiculadas na imprensa sobre a existência de novas operações de empréstimos associadas aos sectores da segurança e da defesa", prosseguiu Sayeh, o FMI está agora "a apurar os factos acerca deste empréstimo".

As autoridades do FMI receberam esta semana a confirmação por parte do Governo moçambicano de um "empréstimo de montante elevado" que não havia sido anteriormente declarado à instituição.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
©
© 2018 - MZ NOTICIAS. All Rights Reserved.